Imersão no Gelo

Imagina imergir em uma caixa d’água de 1 mil litros cheia de gelo? No Café com Ciência, do ConectaIF, os alunos tiveram a oportunidade de sentir na pele o que é enfrentar um frio de quase 7°C. A técnica, desenvolvida pelo holandês Wim Hof, promete auxiliar no combate ao estresse, inflamações crônicas e ajuda até na recuperação muscular.

A atividade partiu de uma iniciativa do curso de Biologia, do Campus Planaltina. Antes do experimento, os alunos participaram de uma palestra na biblioteca de muito conhecimento sobre a chamada “Imersão no Gelo”. Depois, os convidados foram submetidos a uma aula prática, que reúne frio, respiração e meditação. Tudo isso faz parte da técnica de Wim Hof e é tida como uma “nova forma” de terapia.

Seis pessoas se voluntariaram para imergir no gelo. Em uma caixa d’água, foram colocados mais de 10kg de gelo e a temperatura chegou a 6ºC.

Reportagem: Darcianne Diogo

Imagens: Fernando Almeida e Dannyel Simões