ConectaIF da Inclusão termina com público de mais de 14 mil pessoas

Chega ao fim mais um ConectaIF. Nesta quinta-feira, 23 de novembro, o evento encerra-se fazendo uma mistura entre pesquisa, cultura, educação e inclusão. Durante quatro dias, mais de 14 mil pessoas passaram pelo IFB Campus Planaltina dividindo-se em 20 subeventos.

Em sua 6ª edição, é a primeira vez que o ConectaIF ocupou o IFB Campus Planaltina, uma das maiores escolas agrícolas do Brasil — com área total de 2.300 hectares. Desta vez, o evento aconteceu durante a Semana da Consciência Negra, que guiou algumas ações.

“Falamos muito sobre educação antirracista, sobre igualdade racial, diversidade”, descreve a coordenadora do evento, Débora Leite. “Uma das maiores satisfações do evento foi reunir estudantes e servidores de todas as unidades do IFB e alunos de escolas do Distrito Federal”, afirma.

“A melhor coisa que pude observar foi a experiência que as pessoas tiveram. Nunca tivemos um evento tão grande acontecendo aqui. Esse é um processo muito enriquecedor que traz muita aprendizagem”, diz.

Ao chegar no local do evento, uma das coisas que mais chamava atenção do público era a extensão do IFB Campus Planaltina e a beleza da estrutura montada. Não à toa, o adjetivo que a reitora Veruska Machado mais ouviu pelos corredores foi “lindo”. Para a gestora, que está em seu primeiro ano de mandato, trazer o ConectaIF para essa unidade traz oportunidade de realizar uma reconexão com a natureza.

“Como temos muito espaço, tivemos uma organização maior. As pessoas não ficaram aglomeradas; isso fez com que as pessoas conhecessem mais o campus. Ser ao ar livre é uma oportunidade única”, declara.

O ConectaIF 2023 acaba e passa oficialmente o bastão para a edição 2024. Para Veruska, a expectativa para o ano que vem é apresentar uma inclusão ainda maior. “Queremos ampliar a inclusão de pessoas com deficiência, de pretos, pardos e indígenas, de pessoas LGBTQIA+. Queremos melhorar o diálogo com o mundo do trabalho, já que estamos numa instituição técnica. Que venham muitos mais ConectaIF pela frente”, finaliza.

Balanço

A reitora do IFB, Veruska Machado, faz o balanço do ConectaIF 2023 que aconteceu de 20 a 23 de novembro no IFB Campus Planaltina. O evento aconteceu com um tom do campo, da memória, do respeito e da interação. Confira no Spotify (ouça aqui) ou assista na TV IFB.

Fotos e Vídeos

Você pode acompanhar tudo o que aconteceu no ConectaIF 2023 nas mídias oficiais do IFB:

Site do Evento: conectaif.ifb.edu.br

Vídeos e Lives: TV IFB