Seminário de EPT discute “Os desafios da EPT no contexto pós ensino remoto”



O Seminário de Educação Profissional e Tecnológica foi aberto na noite de terça-feira, 18 de outubro, no auditório do IFB Campus Brasília, dentro da programação do ConectaIF.

A cerimônia começou com performances de dança e música e a fala de gestores da Pesquisa, Pós-graduação e do Ensino do IFB. A reitoria do IFB, Profa. Luciana Massukado, destacou a importância do Mestrado Profissional de Educação Profissional (ProfEPT) teve nos últimos anos na formação de profissionais dentro e fora do âmbito dos servidores como um exemplo da integração da Rede Federal de Educação Profissional. “Quando aproveitamos esta característica e trabalhamos em Rede aprendemos mais com as trocas, tudo acontece de forma mais rápida e mais coesa para que possamos resistir e avançar”, disse.

O coordenador do evento, Prof. Cláudio Nascimento, deu boas-vindas e destacou que o momento é de “reencontros” vivido com muita celebração, em citação aos desafios enfrentados nos últimos anos.



Após a cerimônia de abertura, aconteceu a mesa redonda sobre o tema “Educação profissional e tecnológica: desafios e possibilidades para uma formação verdadeiramente integral no pós ensino remoto”, com o Prof. Luís Cláudio de Moura (IFG) e o Prof. Eder Alonso (IFB) com a mediação do Prof. Mateus Gianni (IFB).

“Neste que chamam de 200 anos de independência, podemos dizer de rememorações. A Rede tem um papel de ser espaço para utopia de uma instituição melhor para atender principalmente a formação humanizada, integral, politécnica e crítica. O período que passamos com a pandemia mostrou ainda mais a fragilidade de nossa diversidade como gênero, campo e cidade, por exemplo. No Brasil inteiro a Rede está por se terminar, precisamos de educação plena para atender o nosso papel”, comentou o Prof. Luís Cláudio.

“A escola exprime a sociedade, não cabe pensarmos que formamos o estudante e depois o entregamos ao mundo como se a escola fosse fora do mundo. Nosso papel é essencial para a formação humana integral”, disse o Prof. Eder Alonso.

Após as explanações houve um diálogo sobre o tema.

A solenidade de abertura e a mesa de abertura foram transmitidos pela TV IFB e podem ser acessadas no canal.

A programação completa do Seminário de EPT está disponível em https://www.even3.com.br/seminarioept2022/

51 visualizações

Posts recentes

Ver tudo