Paredes do IFB ganham novas cores com artistas de grafite renomados



As paredes e pilastras do IFB Campus Brasília ganharam novas cores com a manifestação artística de seis grafiteiros renomados do Distrito Federal. O projeto Conecta Urbana é uma parceria dos artistas com a instituição de ensino e ocorre durante o Encontro de Educação Profissional e Tecnológica, o ConectaIF 2022, entre 17 e 21 de outubro.


O trabalho é dividido em cinco temas e desenvolvido pelos artistas Pedro Sangeon (Gurulino), Kordyal, Scorpia, Tnha, Rodrigo Silva e Eime Bell. As temáticas são: Sou + IFB Manifesto do ensino, da pesquisa e da extensão pela arte urban; IFB Forma: Representação dos cursos do IFB pela arte urbana; IFB 15 anos: Expressão da existência em arte urbana; IFB Amanhã: Expressão do futuro da educação em arte urbana; e IFB Transforma: Expressão da transformação pela educação em arte urbana.


O Conecta Urbana é de iniciativa dos alunos dos cursos Técnico e de Tecnologia em Eventos do IFB Campus Brasília. Marisa Miranda, 23 anos, uma das estudantes, conta que teve apenas seis dias para esquematizar todo o projeto. “Tivemos uma reunião na terça-feira para definir quais seriam os temas e quais seriam os artistas. Sabíamos que queríamos incluir também grafiteiras mulheres e conseguimos”, afirmou.


Por ser um patrimônio tombado, os alunos tiveram de pedir a autorização de dois arquitetos responsáveis pela construção para que a arte fosse produzida pelos grafiteiros. A ideia é que arte urbana ganhe cada vez mais espaço no meio artístico e o IFB abre as portas para que faça parte, também, da comunidade acadêmica de seis mil pessoas, entre estudantes e servidores, que circulam diariamente pelo campus.


Em entrevista à equipe do IFB, o artista Pedro Sangeon, criador do personagem Gurulino, elogiou a ideia e disse que não pensou duas vezes antes de aceitar o convite. “Eu moro aqui perto e, quando passava aqui na frente, pensava: ‘Ainda vou pintar alguma parede desse prédio um dia’. Essa é uma oportunidade única e, com certeza, trago minha marca e minha identidade neste desenho.”, pontuou.


Três paredes serão pintadas. Uma delas, próximo ao refeitório, trará a logo do IFB. Noutra pilastra, Gurolino fará uma arte autoral e, por fim, a terceira parede terá uma arte inspirada no Paulo Freire.




54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo