“ConectaIF 2023 terá cheiro da natureza e será inesquecível”
- conectaif2022
- 20 de nov. de 2023
- 3 min de leitura

"ConectaIF 2023 terá cheiro da natureza e será inesquecível”. Com essa fala, o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, deu as boas-vindas ao auditório professor Amantino Maciel completamente lotado, para abrir, oficialmente, o ConectaIF 2023.
A cerimônia de abertura — que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20 — e além de celebrar e debater o Dia da Consciência Negra realizou homenagens aos 15 anos do Instituto Federal de Brasília.
A solenidade contou com a presença da reitora do IFB, Veruska Machado, do secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, dos deputados distritais Chico Vigilante, Pepa e Max Maciel, e da deputada Federal, Erika Kokay.
Abertura
O diretor do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, abriu as falas agradecendo a presença de todos que estavam presentes no auditório e ressaltando, que para ele e para a comunidade do campus, o ConectaIF na unidade é a realização de um sonho.
“Hoje temos um campus bem mais estruturado, com auditório, Centro de Formação Tecnológica (CFT), prédio da agronomia, estruturas de proteção... Aqui está o ConectaIF, que era um sonho distante, mas tenho certeza que será inesquecível! ”, comemorou.
Para o deputado distrital Pepa, o IFB Campus Planaltina faz parte da história da cidade, assim como a Pedra Fundamental e a Via Sacra. “Esse colégio tem uma história. Quantos se formaram e hoje estão nesse grande evento? Por isso parabenizo o Instituto Federal de Brasília e todos que estão envolvidos na organização. É uma honra para Planaltina receber esse evento”, disse.
O também distrital Max Maciel, em sua fala, ressaltou que o IFB mantém vivo o debate para manter uma cidade sustentável, que pensa em novas tecnologias, segurança alimentar e sustentar o cerrado. “Eu sei qual é um dos grandes desafios. Não é só passar de ano, é também chegar à escola. É o transporte público”, destacou, com o compromisso de atuação na área.
Chico Vigilante, ressaltou o pioneirismo do campus, que foi a primeira escola técnica do Distrito Federal. “Nasceu muitos filhos e filhas dessa escola, ao todo foram dez”, relembrou o deputado citando os campi do IFB. “Precisamos de mais escolas técnicas no Distrito Federal. Parabéns ao ConectaIF e ao Institutos Federais pela transformação que vocês fazem”.
O secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação, Getúlio Marques, discursou em seguida, rememorando a história dos IFs. “Teremos uma expansão (da Rede Federal). Também teremos uma consolidação dos campi atuais”, afirmou.
“Os Institutos Federais nascem das raízes da comunidade”, acrescentou a deputada federal Erika Kokay, “por isso a importância desses espaços, para aumentar a territorialidade e criar mais raízes.”
A reitora Veruska Machado, pela primeira vez a frente do ConectaIF, comemorou os 15 dos Institutos Federais. “Todos os momentos que temos oportunidade de realizar trocas, de partilhar, são momentos muito importantes. O ConectaIF é um desses momentos. Neste ano, é muito especial pois estamos nesse processo de debutar e seguir fazendo história”, finalizou.
Consciência Negra
A cerimônia de abertura começou com o poema “Navio Negreiro, representada por estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado do IFB Campus Planaltina.
Já em sua fala, a reitora do IFB lembrou a plantação da muda de Baobá, considerada a árvore da vida e símbolo de ancestralidade.
”A planta representa os nossos ancestrais, a nossa memória, a nossa história. Ao redor dessa árvore a comunidade se reúne para compartilhar conhecimentos. Um convite ao enraizamento da cultura dessa instituição”, cita.
Além disso, ao final da cerimônia de abertura, a professora e pesquisadora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e coordenadora-Geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC Marcilene Garcia de Souza, que abrilhantou e encerrou com chave de ouro o primeiro dia de ConectaIF, com uma palestra sobre Educação Antirracista.
“Nós estamos falando do Brasil e não há possibilidade de um país como o nosso, que é a segunda nação mais negra do planeta, que a semana da Consciência Negra não seja vista como centralidade, no debate, na fala, e no discurso de qualquer pessoa, que tenha a consciência da dimensão da contribuição dos africanos e seus descendentes no país”.
15 anos
A Cerimônia de Abertura também contou com homenagens. Presentes, quatro dos cinco reitores que estiveram à frente ao IFB ao longo desses seus 15 anos: Aléssio Trindade, Wilson Conciani, Luciana Massukado e a atual, Veruska Machado. Um a um, tiveram a oportunidade de relembrar história de suas gestões e receber uma placa comemorativa.
O ConectaIF segue até a próxima quinta-feira, 23, com uma programação rica e diversificada. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.
Daftar Link Dofollow
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
lapak7d
situs slot demo
slot demo X1000
scatter hitam
slot toto
situs slot online
situs slot online
situs slot online
situs slot
situs slot
situs slot
situs slot
situs slot
sudirman168
sudirman168
sudirman168
sudirman168
slot gacor
situs slot toto
situs toto
situs toto
situs toto
situs toto
slot gacor
slot gacor
toto singapure
situs toto 4d
toto slot 4d
pg soft mahjong2
mahjong2
pocari4d
pocari4d
pocari4d
pocari4d
pocari4d
pocari4d
pocari4d
pocari4d
terminalbet
terminalbet
terminalbet
data pemilu
utb bandung
universitas lampung
slot bonus new member
ksr88
ksr88
ksr88
ksr88
Slot Dana
situs slot gacor hari ini
terminal4d
terminal4d
terminal4d