ConectaIF 2019

Atualizado: 20 de jul.




O Conecta da Resistência.


Foi com essas palavras que a reitora do Instituto Federal de Brasília, Luciana Massukado, definiu esta edição do ConectaIF. A classificação deve-se aos desafios que o evento teve de enfrentar neste ano, devido à falta de recursos financeiros. Entretanto, as dificuldades não tiraram o brilho do evento. Com um público de aproximadamente 36 mil pessoas em cinco dias de realização, o ConectaIF superou todos os obstáculos e foi um sucesso.


O primeiro grande desafio foi transferir o evento do Estádio Mané Garrincha para um dos campi do IFB, que se colocou à disposição para receber o ConectaIF. Acolhida pelo IFB Campus Brasília, a equipe precisou unir-se ainda mais para superar outras dificuldades que teriam pela frente.


“Desanimamos por um momento, preocupados de [o ConectaIF] não acontecer. Mas superamos o momento difícil. O evento pode não ter crescido, se comparado às outras edições, mas crescemos como IFB. Agradeço à equipe e ao IFB Campus Brasília, que nos acolheu”, disse Massukado.


Para a diretora-geral do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, o trabalho em equipe foi determinante para o sucesso do evento. “Cada coisa que se fale não é suficiente. De coração, teve algo especial neste ConectaIF: conheci um lado das pessoas que não conhecia e isso trouxe um sentimento maior de pertencimento. Ver o que cada um fez, o envolvimento, tudo foi muito bonito e muito especial. Com certeza a verdadeira conexão aconteceu aqui”, afirmou.



Além do apoio do IFB Campus Brasília, que disponibilizou o espaço para a realização do ConectaIF 2019, a contribuição das outras unidades do IFB foi essencial nesta edição. “Agradeço aos outros campi, que deram suporte e não nos negaram nada que pedimos. Disponibilizaram motorista e transporte para os alunos. Também recebemos doações de materiais de higiene e limpeza de empresas privadas. Tenho certeza de que, apesar das dificuldades por que passamos, vamos lembrar só das coisas positivas. O sorriso das pessoas nos deu força para continuar”, relatou uma das coordenadoras do evento, Giovanna Tedesco.

Já para o coordenador-geral do ConectaIF, Leôncio Regal, a realização no IFB Campus Brasília teve um lado muito positivo. “Um evento feito dentro da nossa casa tem um carinho diferente. Abrimos as portas do IFB para a comunidade. Se não fosse o empenho de cada um, o evento não teria acontecido. A equipe quis abraçar o ConectaIF e fazer algo para os alunos e para a comunidade”.


Ao final, todos os outros coordenadores do ConectaIF agradeceram à equipe a oportunidade de realizar o evento com essa parceria de sucesso.



Protagonismo estudantil


Outro ponto positivo e muito elogiado por todos os coordenadores envolvidos no ConectaIF foi o protagonismo assumido pelos estudantes voluntários do IFB. Mais do que apenas um auxílio, os alunos foram responsáveis por áreas importantes na organização do evento, como recepção, comunicação, monitoria, promoção de oficinas, palestras, trabalhos científicos e até na limpeza. “Foi um ConectaIF de pertencimento, de abraçar nosso público, estudantes, servidores e comunidade. Que todos possam levar isso aos seus campi, essa conexão no dia a dia”, declarou Luciana Massukado.


Quer saber tudo o que aconteceu no ConectaIF 2019?


Veja como foi o ConectaIF 2019 em FOTOS


Veja como foi o ConectaIF 2019 em FOTOS

722 visualizações

Posts recentes

Ver tudo